História
Desde a sua fundação pelo Sr. Victor Swerts, a
SOUDAL tem sido um dos mais importantes fabricantes de silicones, espumas e adesivos na Europa.
Em
1966, Victor Swerts comprou uma pequena empresa em Antuérpia (Bélgica) e especializou-se em materiais de soldadura e na produção de mástiques de poliéster para reparação de automóveis. Após dois anos, a empresa mudou-se para
Turnhout, cidade natal de sua família. Ele fez um grande investimento em uma misturadora de vácuo sofisticada para a produção de mástiques de poliéster e selantes de silicone de elevada qualidade. No primeiro ano em Turnhout, a produção foi de 5.000 unidades de selantes de silicone. Desde então, a empresa passou de um pequeno negócio familiar para a atual empresa multinacional.
Após alguns anos, os limites da localização da empresa passaram a ser um problema para a sua expansão. No parque industrial de Turnhout, a Soudal iniciou a construção de uma fábrica de 2.000m² em
1976.
Em
1981, o escritório também mudou para Turnhout e a Soudal NV foi fundada. A partir deste momento, o crescimento começou a acelerar. A localização central de um país como a Bélgica mostrou-se ideal para intensificar a atividade de exportação. O percentual de vendas em exportação já representava 25%, e aumentou para até 90% em 2004. Sendo assim, a Soudal expandiu para um terreno de 11.000m² em 1985.
Enquanto isso, em
1992, a Soudal fez sua primeira aquisição com a compra do concorrente Ayrton, na França. A aquisição proporcionou à Soudal uma participação de mercado importante na França e uma plataforma logística para otimizar a sua própria distribuição e serviço no exterior. Também em 1992, a Soudal foi uma das primeiras empresas a conseguir a homologação ISO 9002. O foco em alta qualidade formou a base para chegar a esta conquista.
Apesar da segurança e a proteção contra incêndios serem temas cruciais para a empresa, um incêndio deflagrou nos departamentos de produtos acabados e espumas de poliuretano em
1993. Em menos de um ano a Soudal se recuperou totalmente e voltou a crescer, graças ao tremendo esforço de toda a sua equipe. A produção de espumas PU mudou para uma fábrica totalmente nova que iniciou a sua produção em
1994.
Com os resultados de exportação disparando, a Soudal abriu em
1996 um primeiro escritório comercial no emergente Leste-Europeu, na Polônia. Menos de um ano depois, os objetivos para esta mais nova filial já tinham sido ultrapassados.
Em
1997, a Soudal concluiu a aquisição do Departamento de Silicones de Construção & Edificação da BAVG, uma filial integral da Bayer AG em Leverkusen (Alemanha). A aquisição incluiu todos os imóveis, instalações e equipamento, funcionários e a carteira de clientes. A Alemanha já tinha o maior mercado europeu de selantes e de espumas PU, e portanto a nova situação viabilizou um importante crescimento no mercado alemão.
Com o crescimento permanente, tornou-se urgente a expansão da capacidade de produção, e do armazenamento de produtos acabados na casa matriz na Bélgica. Além disso, foram estabelecidos novos escritórios de venda & distribuição em diversos países tais como: Estónia, Letónia, Lituânia, Roménia e Hungria, e mais tarde na China e no no Reino Unido. A empresa garantiu assim o atendimento direto de mercados a cada vez mais distantes da casa matriz.
Em
2004, a Soudal fez a aquisição de um fabricante belga de adesivos de alta qualidade, Rectavit NV, e quatro anos depois da empresa Aerotrim, fabricante de sprays e aerossóis técnicos. As duas aquisições significaram um importante complemento à linha de produtos.
Ainda em
2008, iniciou-se a construção de uma nova torre para o
Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (R&D). A torre acomoda, entre outros, laboratórios de alta tecnologia, capazes de desenvolver produtos inovadores.
Desde
2010, a Soudal abriu ainda mais as fronteiras e tem se expandido a cada vez mais para o mercado asiático e americano com a criação de novas filiais e importantes aquisições. Sendo assim, foi a vez do
Brasil abrir as portas para a Soudal no ano 2011.
Por quase 50 anos, a Soudal tem oferecido muito mais que “apenas um produto que faz o trabalho”.
Qualidade, soluções específicas e um
serviço pós-venda exemplar são alguns dos fatores que fazem da empresa uma verdadeira história de sucesso.