O que é um selante?
Um selante é um material viscoso que altera o seu estado para sólido, uma vez aplicado, e é utilizado para prevenir a penetração de ar, gás, barulho, pó, fogo, fumo ou líquido de um local, através de uma barreira, para outro local. Tipicamente, os selantes são utilizados para tapar pequenas aberturas que são difíceis de cobrir com outros materiais, como betão, contraplacados, etc. Os selantes têm como vantagens a insolubilidade, a resistência à corrosão e a aderência. A aplicação dos selantes é muito vasta e podem ser utilizados na indústria, na construção e nas indústrias automóvel aeroespacial.

O que é um adesivo?

Um adesivo é uma substância não metálica que tem a aptidão de colar materiais, depois de alterar o seu estado de líquido para sólido, através de forças adesivas e coesivas.

Porque razão um selante difere de um adesivo?

A principal diferença entre adesivos e selantes é que os selantes, tipicamente, tem uma força menor e um alongamento maior que os adesivos. Uma vez que o principal objectivo de um selante é selar uniões ou juntas, os selantes têm de ter suficiente aderência aos substratos e resistir às condições ambientais, de modo a permanecerem ligados à união ao longo do seu tempo de vida útil. Quando os selantes são utilizados entre substratos que têm diferentes coeficientes termais de expansão ou diferentes alongamentos sob pressão, estes têm de ter uma flexibilidade e alongamento adequados. Geralmente, selantes contém material de enchimento inerte e são formulados com elastómero para dar a necessária flexibilidade e alongamento. Normalmente, têm uma pasta consistente que permite o preenchimento de fendas entre substratos. Um reduzido encolhimento é frequentemente necessário após a aplicação. Muitas tecnologias de adesivos podem ser formuladas em selantes.

O silicone é um selante?

Um selante ou adesivo de silicone é um produto flexível e poderoso, que pode ser utilizado em muitas aplicações diferentes. Um selante de silicone também suporta temperaturas muito elevadas, sendo ideal para aplicações que sofram de forte exposição ao calor.

O que é um selante acrílico?

Um selante acrílico é um material de protecção sintético, utilizado numa vasta gama de aplicações. Sela todo o tipo de materiais de modo que fiquem sem fendas e que se tornem resistentes à infiltração de elementos estranhos. Variações de selantes acrílicos são extensivamente utilizadas na indústria da construção, com características residenciais e comerciais. O tempo de secagem ou de cura do selante acrílico varia de acordo com a humidade e temperatura do local. Quando completamente curado, torna-se um selante flexível que forma uma cobertura elástica, de borracha, sobre superfícies e fendas. Como complemento nas juntas de construção, estes selantes são utilizados em redor das janelas e portas, bem como, para selar fendas em fundações. Fissuras em edifícios também podem ser seladas com selantes acrílicos flexíveis.

O que é um selante de poliuretano?

 Produzido através da reacção de glicol e um isocianeto, o poliuretano é um componente orgânico com particulares características de resistência à humidade e à corrosão. Como tal, o selante de poliuretano é igualmente útil em aplicações industriais e comerciais. Para além do mais, o poliuretano é frequentemente utilizado como um adesivo para trabalhos pesados, bem como, para trabalhos de revestimento. Um selante de poliuretano pode ser pressionado, pulverizado, aplicado em camadas ou escovado para juntas. Em geral, a aplicação mais comum é feita com um cartucho e com a pistola de aplicação.

Qual é a temperatura ideal de armazenamento?

A temperatura ideal de armazenamento da maioria dos selantes, dos adesivos e de espumas de poliuretano é de 5ºC até 25ºC.

Qual é a temperatura ideal de aplicação?

A temperatura ideal de aplicação para a maioria dos selante é entre 10ºC até 35ºC.

O que significa “tempo de abertura”?

O período de tempo máximo que um adesivo aplicado deve estar exposto ao ar antes de unir os dois substratos.

Qual o silicone que deve ser utilizado numa banheira?

Em geral, pode utilizar um silicone acético sanitário. Dependendo do substrato, poderá ter de utilizar um silicone neutro. No caso de acrílicos, de poliéster ou da maioria dos plásticos, bem como, de substratos em alumínio ou aço, deverá utilizar um silicone neutro sanitário. No caso de um substrato em esmalte, madeira, pedra ou vidro, deverá utilizar um silicone acético sanitário.

É necessário humedecer a superfície antes de aplicar a espuma?

Recomendamos o humedecimento da superfície porque o processo de cura necessita de água. Para além do mais, existem outros benefícios associados:
• Melhor estrutura celular
• Melhor aderência
• Cura mais célere
• Melhor qualidade geral da espuma
Se não humedecer a superfície, existe o risco de pós-expansão, o que significa que a espuma irá endurecer nos primeiros dias e, passado algum tempo, a espuma não curada irá reagir à humidade e terá uma pós-expansão.
A espuma 2K (2 componentes) é a excepção. A espuma 2K endurece sem água porque o segundo componente (endurecedor) irá permitir a reacção.
 
A espuma é resistente à água?
Espuma curada cria uma barreira contra a humidade. Contudo, ao longo do tempo, pequenas quantidades (dependendo da pele da espuma) de vapor de água irão migrar através da espuma.
Se a pele da espuma permanecer intacta, o seu peso irá aumentar apenas 5%. Se a pele da espuma for cortada ou danificada, o seu peso pode aumentar até 150%. Neste caso, a espuma não é resistente à água. A permeabilidade ao vapor de água depende da estrutura celular da espuma e da sua densidade. Se a estrutura celular da espuma for mais aberta ou de menor densidade, a permeabilidade irá aumentar.
 
A espuma de PU tem boa aderência sobre todas as superfícies na construção?
Na generalidade, sim. Espumas PU Manual 1K, Gun, Click & Fix e 2K têm boa aderência sobre a maioria dos materiais comuns da construção, tais como, tijolo, betão, estuque, madeira, vidro, metal PS, PVC rígido e PU.
Excepção: PE, PP e Teflon.
 
Quais são as utilizações da Soudafoam?
 A espuma de PU é um material multi-funcional que pode ser utilizado em diversas aplicações:
• Montagem dos aros das janelas e aduelas das portas
• Isolamento
• Insonorização
• Preenchimento de buracos
 
Qual o silicone indicado para selar janelas em PVC?
Para PVC é sempre necessário utilizar silicones neutros. A aderência de um silicone acético não é a ideal para o PVC.
 
Quando é necessária a utilização de um primário sobre substratos porosos?
Se existir a possibilidade da superfície se molhar, a utilização de um primário é necessária.
Neste caso, obtêm-se uma melhor aderência e protege-se a selagem da pressão da água que possa surgir.
 
Qual é a dimensão ideal de uma junta?
Depende do tipo de selante:
• Para selantes elásticos: Profundidade = ½ da largura da junta
• Para selantes plásticos: Profundidade = largura da junta
 
Qual o tempo de cura de um silicone?
O tempo de cura depende da:
• Espessura da junta
• Humidade
• Temperatura
• Superfície
Em condições normais (20ºC e 60% H.R.), um selante irá curar 2-3mm em 24 horas. No início será mais rápido e, após alguns dias, será mais lento.
 
Qual é a diferença entre um selante de baixo e de alto módulo?
Está relacionado com o E-módulo, que corresponde à força que se tem de exercer para alongar o selante até 100%.
Se é necessário mais de 0,4 N/mm2 é de alto módulo.
Se é necessário menos de 0,4 N/mm2 é de baixo módulo.
Selantes de baixo módulo são mais fracos e mais flexíveis.
Selantes de alto módulo são mais fortes e menos flexíveis.
Só é possível definir um E-módulo para um selante elástico (silicone, PU, MS) e não para um selante plástico (acrílico, etc.).
 
A espuma de PU é resistente à radiação UV?
Nenhuma espuma de PU é resistente à radiação UV. Normalmente, a espuma de PU deve ficar coberta, senão, há a necessidade de a proteger (por exemplo, com tinta).
Se a espuma de PU estiver em contacto com a radiação UV por um longo período, a espuma vai descolorar de amarelo para castanho. Mais tarde, a espuma ficará fragilizada.
 
O ambiente afecta o silicone?
Não, o silicone não é afectado pelas condições atmosféricas extremas – calor, frio, secura, molhado ou humidade. Também tem uma excelente resistência à radiação UV e à degradação do ozono.
 
Como devo armazenar um cartucho de selante aberto?
Não existe informação disponível sobre a validade que um selante tem após a sua abertura. Um cartucho de selante aberto deve ser guardado num local seco e fresco. Antes de o armazenar, deixe um pouco de silicone fresco no aplicador do cartucho. Coloque fita isoladora na ponta do aplicador ou coloque um prego e coloque a fita isoladora à volta do aplicador.
 
Quais são as recomendações de saúde e de segurança para a utilização de espuma de PU?
• Aplicar as normas de higiene industrial
• Usar luvas e óculos de protecção
• Nunca queime a espuma já endurecida
• Consultar as normas de segurança da etiqueta
 
Porque se deve armazenar a lata de espuma com a válvula para cima?
A válvula tem uma borracha de fora para dentro da lata. A borracha não sela a entrada de humidade a 100%. Esta humidade quando entra na lata de espuma pode ter uma reacção com o isocianeto que pode levar ao bloqueio da válvula.
 
O que significa a expansão da espuma de PU?
• A expansão é diferente para a espuma para pistola em relação à espuma manual.
• A espuma manual vai expandir 150-200% o que significa que se deve preencher a junta em apenas 40-50%.
• A espuma para pistola só vai expandir 50-100%, pelo que, se deve preencher a junta, no mínimo, 50%.
A expansão depende da temperatura ambiente, da temperatura da lata e da humidade.
 
Como deve armazenar uma lata de espuma para pistola aberta?
A melhor forma de armazenar a espuma é deixar ficar a lata enroscada na pistola. Se não for opção, limpar a válvula e a pistola com o produto Soudal Limpador de Espuma de PU.
Recomendamos que a lata de espuma seja consumida nas semanas seguintes.
 
Qual o selante indicado para usar nas condutas de ar condicionado?
É muito importante a selagem das condutas de ar condicionado, uma vez que, provocam a perda de pressão e são a principal causa de contaminação do edifício. A maioria parte das condutas são de aço galvanizado ou de alumínio. Devido ao aço, é necessário utilizar um produto com cura neutra. Como tal, um silicone neutro oferece a melhor solução para esta aplicação.
 
O que é um primário?
Um primário pode ser composto por inúmeros componentes químicos, mas no fim, podem ser considerados uma ponte entre o adesivo ou o selante e os substratos a colar. A ponte química é a ligação que pode ser considerada como a soldadura entre duas secções de metal. A maioria dos primários são moléculas especialmente desenvolvidas para serem transportadas pelos solventes. Uma vez aplicado, o solvente tem de evaporar e, nalguns casos, os ingredientes activos têm de passar por uma reacção química. O tempo necessário para este processo difere de um primário para outro. É importante consultar a ficha técnica para ver os correctos tempos de secagem do primário aplicado à superfície, antes de aplicar o selante, para assegurar uma qualidade de selagem de longa data.
 
Devo recorrer ao primário antes de aplicar o selante?
A resposta correcta a esta questão é que o primário deve ser utilizado sempre que a aderência falhe na ausência do primário. Naturalmente, esta situação assume-se quando é realizado um teste preliminar, ou que os projectos de construção beneficiem de testes feitos anteriormente pelos fabricantes de selantes.
 
Quando é que a variação de temperatura influencia a aplicação de um selante?
Normalmente, um selante aumenta de viscosidade, ou seja, ganha volume quando a temperatura diminui. Sempre que a temperatura desce abaixo dos 5ºC, o manuseamento de um selante torna-se difícil a impossível. Quando o selante está na junta e as temperaturas são baixas, o tempo de cura prolonga-se. Quando se aplica o selante a baixas temperaturas, devem ser tomadas medidas para o tempo de cura extra necessário para formar uma selagem elastomérica totalmente curada. Com temperaturas mais amenas, acontece o oposto, ou seja, o selante irá diminuir em viscosidade ou ficar mais fino com temperaturas elevadas. A maioria dos selantes irá curar mais rapidamente a altas temperaturas. O intervalo óptimo de temperatura para a aplicação de um selante é entre 10ºC a 25ºC.
 
Qual é o efeito da humidade num típico selante mono componente?
A humidade apenas é um factor quando se aplica um selante mono componente de cura pela humidade. Quanto maior a percentagem de humidade relativa, mais rapidamente o selante irá formar a pele e a sua cura. E, naturalmente, quanto menor o nível de humidade, mais célere o processo de formação de pele e respectiva cura. São considerados baixos níveis de humidade se a humidade relativa for inferior a 30% e elevados níveis de humidade se a humidade relativa for superior a 70%. Os efeitos da temperatura devem ser considerados quando se aplica o selante mono componente. Quanto maior a temperatura e humidade, maior a rapidez na formação de pele e respectiva cura.
 
Que tipo de material se deve utilizar para cobrir a espuma de poliuretano?
Normalmente, a espuma de poliuretano é coberta por paredes interiores ou exteriores ou colocado em tectos ou coberturas. Em certas ocasiões, a espuma pode ficar visível e ao ser exposta à radiação UV, a espuma irá degradar-se ao longo do tempo. Em aplicações exteriores, a protecção pela tinta não é suficiente, pelo que, é usual aplicar uma massa ou selante antes da pintura da espuma.
 
Um MS polímero pode ser pintado?
Um MS Polímero pode ser pintado com tintas à base de água, com excepção de tintas à base de alkali. Atenção: a tinta é menos flexível que um selante. A tinta pode abrir fissuras em juntas com muito movimento.
 
O que é um Teste Acelerador de Envelhecimento?
O teste acelerador de envelhecimento é um teste feito num curto espaço de tempo, que simula os efeitos das condições de estabilidade de longo prazo.
 
O que é um adesivo promotor?
Um adesivo promotor é uma substância usada em pequenas proporções para aumentar a aderência em determinados substratos específicos. Soudal Surface Activator é um líquido adesivo promotor que pode ser aplicado com um pano ou lenço de papel. Depois da evaporação do solvente, o selante pode ser aplicado no período de 4 horas.
 
Qual é a Força de Tensão do Adesivo?
É uma unidade de força por superfície (N/mm2) necessária para a junta do adesivo atingir o ponto de ruptura por meio de uma tensão uniforme a um ângulo recto à linha de colagem.