Desde a sua fundação pelo Sr. Vic Swerts, Soudal tem sido um dos mais importantes fabricantes de selantes de silicone na Europa. Em 1966, Sr. Swerts comprou uma pequena empresa em Ossenmarkt, na Antuérpia e especializou-se em materiais de soldadura e na produção de mástiques de polyester para reparação de automóveis. Após dois anos, a empresa mudou-se para Turnhout, para o antigo mercado dos pais do Sr. Swerts. Sr. Swerts fez um grande investimento numa misturadora de vácuo sofisticada para a produção de mástiques de poliéster e selantes de silicone de elevada qualidade. No primeiro ano em Turnhout, a produção foi de 5,000 unidades de selantes de silicone. Desde então, a empresa passou de um pequeno negócio de família para a actual empresa multinacional.
Após alguns anos, a localização da empresa passou a ser um problema para futura expansão. No Estado Industrial de Turnhout, a Soudal iniciou a construção de um parque industrial de 2.000m², em 1976.
Em 1981, o escritório também mudou para Turnhout e a Soudal NV foi fundada. A partir deste momento, o crescimento começou a acelerar. A posição central da Bélgica mostrou-se ideal para intensificar a actividade de exportação. Em 1981, a quota de volume de vendas em exportação ascendeu a 25%. Esta quota acresceu para 90% em 2004.
A Soudal expandiu para 11,000m² em 1985.
Em 1992, a Soudal fez a sua primeira aquisição com a compra do concorrente Ayrton, em França. Esta aquisição proporcionou à Soudal uma quota de mercado importante em França e uma Plataforma logística para optimizar a sua própria distribuição e serviço. Também em 1992, Soudal foi uma das primeiras empresas a obter a homologação ISO 9002. A sua devoção pela qualidade formou a base para obter esta homologação.
Apesar do facto de que a segurança e protecção contra incêndios sempre foram elementos cruciais para a Soudal, um incêndio deflagrou nos departamentos de produtos acabados e espumas de poliuretano, em 1993. Menos de um ano depois, a Soudal estava totalmente recuperada e em franco crescimento novamente, graças ao tremendo esforço de toda a sua equipa.
O departamento de Espumas de PU foi mudado para uma fábrica totalmente nova que iniciou a sua produção em 1994. Esta nova fábrica foi projectada para o estado de arte de produção de Espumas PU em latas de aerossol.
Entretanto, os resultados de exportação dispararam. Em 1996, a Soudal Polónia abriu como primeiro escritório na emergente Europa de Leste. No final desse ano, todas as expectativas de médio termo para esta subsidiária já tinham sido ultrapassadas.
A 1 de Julho de 1997, a Soudal concluiu a aquisição do Departamento de Silicones de Construção & Edificação da BAVG, uma filial integral da Bayer AG em Leverkusen. Esta aquisição cobriu todos os bens imóveis, instalações e equipamento, pessoal e base de clientes. A Alemanha tem o maior Mercado europeu de selantes de espumas PU, pelo que, a aquisição proporcionou um forte impulso no marcado alemão. De forma quase imediata, o trabalho na construção duplicou a produção e capacidade de armazenamento. Soudal Leverkusen mudou-se para estas novas instalações no Verão de 1999.
Entretanto, em Turnhout, tornou-se urgente a expansão da capacidade de armazenamento de produtos acabados. No início de 1999, a Soudal inaugurou um armazém totalmente novo, adjacente às instalações existentes. Este novo edifício duplicou a capacidade de armazenamento, permitindo à Soudal reduzir o tempo de entrega.
Além disso, foram estabelecidos novos escritórios de venda & distribuição na Estónia, Letónia, Lituânia, Roménia e Hungria, e em 1999, a Soudal abriu escritórios com armazém em Xangai e Reino Unido. Deste modo, a Soudal pode atender estes mercados de forma mais intensa e com maior proximidade.
Em 2004, um novo armazém central foi erguido, perto da fábrica 2, em Turnhout, o que voltou a duplicar a sua capacidade de armazenamento. Neste mesmo ano, o fabricante belga de adesivos Rectavit N.V. foi assumida.
Em 2006, foi aproveitada um novo espaço de produção, com quatro linhas de enchimento adicionais. Para além disto, a capacidade produtiva das Espumas PU foi completada com uma nova Linha de produção.
A empresa Aerotrim, de Limburgo, foi comprada pela Soudal em 2008. Aerotrim é um fabricante de aerossóis técnicos (latas de aerossol). Esta aquisição significa uma importante adição à gama de produtos existente. Posteriormente, a Aerotrim obteve livre acesso a novos mercados.
Ainda em 2008, teve início a construção do novo Centro de Investigação & Desenvolvimento (I&D). Este edifício iria acomodar, entre outros, um laboratório de elevada tecnologia, capaz de futuros desenvolvimentos.
Em 2010, a Soudal abriu novas fronteiras e expandiu para o mercado asiático e sul americano.
Por quase 50 anos, a Soudal tem oferecido muito mais do que um “produto que faz o trabalho”. Qualidade, soluções específicas e um serviço pós-venda exemplar são os elementos que fazem a empresa uma verdadeira história de sucesso.